quinta-feira, 24 de março de 2011

Comissão da Alerj vai criar grupo para estudar sobra de alimentos

Deputada Lucinha quer evitar que escolas e restaurantes joguem no lixo toneladas de comida
Buscar uma medida legal para não jogar no lixo a sobra dos alimentos das escolas e dos restaurantes. Este foi um dos temas discutidos na primeira reunião da Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), presidida pela deputada estadual Lucinha, realizada na tarde desta quinta-feira (24/03). “Toneladas de comida são jogadas fora diariamente porque escolas e restaurantes não podem doar os alimentos que sobram ao fim do dia. Então, esta comissão vai criar um grupo de estudo para encontrar um caminho que evite esse desperdício já que temos milhares de pessoas passando fome”, explicou a presidente.
A Comissão também definiu um plano de atividades a ser realizado este ano. Serão vistoriadas cantinas de escolas, cozinhas de restaurantes e hospitais públicos. Além disso, uma campanha educacional de conscientização será criada. “A população precisa saber que temos nesta Casa um grupo de deputados que está preocupado com a qualidade do armazenamento, fabricação e distribuição dos alimentos consumidos em todos os lugares. Precisamos que as pessoas denunciem, colaborem com o nosso trabalho”, disse Lucinha.
Na reunião, foram aprovados dois requerimentos. Um que pede informações ao Tribunal de Contas sobre uma inspeção realizada pelo órgão em 2009, quando foram detectadas deficiências na cozinha do Hospital Estadual Pedro Ernesto. O outro requerimento será enviado ao secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, para que seja informada à Comissão a relação das escolas que fornecem merenda e seu cardápio. Com essas informações, os deputados pretendem fiscalizar in loco a realidade desses locais.
Os parlamentares votaram favorável ao parecer do Projeto de Lei 2222/2009, do deputado Marcos Soares (PDT), que trata da disposição dos produtos alimentícios recomendados para diabéticos em lugares específicos nos supermercados. “A diabetes é uma enfermidade que demanda extremo cuidado quanto ao conteúdo nutricional dos alimentos a serem consumidos... Em razão disso, nada mais justo do que facilitar seu acesso aos alimentos adequados através da criação de um espaço específico dentro dos estabelecimentos comerciais”, escreveu em seu parecer a relatora Lucinha. O projeto ainda vai passar por outras duas comissões até ser votado no Plenário. Também participaram da reunião, os deputados Robson Leite (PT) e Rosângela Gomes (PRB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário