quarta-feira, 16 de março de 2011

Abertura de capital da Cedae causa indignação na Alerj



Lucinha na reunião da Comissão de Saneamento: "O papel da Cedae não é captar recursos".
 
A divulgação pela imprensa da intenção do Governo do Estado de abrir o capital da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) na Bolsa de Valores deixou a deputada estadual Lucinha (PSDB) indignada. O assunto foi tema de seu discurso na reunião da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e na estreia da parlamentar no púlpito do Plenário na tarde desta quarta-feira (16/03). “O papel da Cedae não é captar recursos e sim oferecer abastecimento de água e tratamento de esgoto para a população. Se a empresa está tão boa financeiramente quanto diz o presidente Wagner Victer, que esse dinheiro seja investido em saneamento para benefíciar do povo do nosso estado”, disse a deputada, lembrando que a Cedae devolveu R$ 300 milhões ao Governo do Estado, que foram investidos em segurança pública.
Lucinha, que é vice-presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, fez uma avaliação da vistoria realizada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no último dia dois. “Belford Roxo é o retrato do que acontece em toda a Baixada e na Zona Oeste do Rio, tirando Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Não existe tratamento de esgoto e falta água nas torneiras das casas, mas as contas continuam chegando. As escolas daquele município suspendem as aulas no período da tarde porque não têm água para os alunos poder utilizar os banheiros e muito menos para preparar a merenda das crianças. É uma situação calamitosa”, denunciou a deputada.
A Comissão decidiu convidar até o fim de abril o presidente da Cedae, Wagner Victer, para prestar esclarecimentos sobre as obras em saneamento realizadas pelo governo estadual. “O nosso trabalho nessa Comissão é amplo e se ele tiver interesse, vai trabalhar junto com esta casa para levarmos água a toda a população”, assinalou Lucinha. Também ficou definido que os integrantes da Comissão de Saneamento farão novas vistorias em diferentes lugares da Região Metropolitana para verificar como está o abastecimento de água. Além de Lucinha, participaram da reunião os deputados Aspásia Camargo (PV), que é a presidente da Comissão, Zaqueu Teixeira (PT), Rosangela Gomes (PRB), Waguinho (PRTB), Luiz Martins (PDT), André Ceciliano (PT) e Comte Bittencourt (PPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário